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Como vender mais e melhor com Daniel Müller – Mestre em Vendas

Vendas / Por Fabio Schünke

Você sabe como vender mais? Quais são as técnicas e comportamentos que um vendedor deve buscar para que seja considerado um ótimo vendedor?

Esse artigo foi tirado do podcast que foi ao ar dia 25/03 no nosso canal do YouTube – Digital Class: COMO VENDER MAIS com Daniel Müller | Botecada & Marketing.

Por que as pessoas precisam aprender a vender?

Tudo é compra e venda. E nós precisamos aprender a nos vendermos. Assim como o pastor “vende” (entre aspas) a palavra de Deus; o marceneiro vende seu serviço; o pipoqueiro vende sua pipoca; ou ainda o jovem que se vende na balada – TUDO É VENDA!

A pessoa que sabe vender não é a pessoa que sabe enganar. Pelo contrário. Ela sabe o que o outro precisa, utiliza técnicas para mostrar que a sua solução é fantástica e, dependendo do valor agregado, precisará convencer a outra pessoa que o investimento vale a pena.

Os três alicerces fundamentais para você vender mais

Existem três alicerces que formam um tripé. Os três são fundamentais e nenhum é mais importante que o outro. Se um deles estiver frágil, os três estarão.

Autoconfiança: a primeira coisa que você compra, quando uma pessoa começa a te vender algo, é a própria pessoa. Se ela não transparecer confiança, clareza, veracidade e você não acreditar no que ela está dizendo, não vai haver negociação.

Comunicação: essa habilidade é complexa, pois comunicação envolve tanto o saber se comunicar verbalmente, quanto em gestos, olhares, etc. Quanto melhor for seus processos comunicacionais, isto é, o que eu digo x o que o outro entende, mais vendas. A venda é o resultado de um problema e uma solução. E se você quer um segredo, anote esse: vendas é sobre perguntas! Quanto mais você souber do seu prospect ou cliente, mais você venderá.

Relacionamento: se autoconfiança é o vendedor acreditar nele mesmo, relacionamento é o comprador acreditar no vendedor: confiança é fundamental. Eu até posso comprar de um vendedor que é menos autoconfiante ou não se comunica bem; mas se eu não confiar nele, eu não compro. Quanto maior o ticket da sua solução, mais complexo ficará a venda e mais confiança você terá que provar.

Todo mundo teve sua primeira vez e, apesar de algumas pessoas terem mais facilidade para desempenhar certas tarefas, elas não sabiam fazer desde a primeira vez. Se você está preso à sua zona de conforto, saiba que é do lado de lá que as coisas acontecem.

Ação cura medo.

Tá com medo? Ação. Vai com medo mesmo.

5 etapas da venda

Uma venda sempre passa pelas cinco etapas. Algumas rapidamente que a não dá tempo de perceber. Outras, são conduzidas de tal forma que as cinco etapas ficam claras no processo de venda. São elas:

Sintonia
Atenção
Diagnóstico
Desejo
Fechamento

Os três papeis de uma Eupresa:

A eupresa é aquela empresa formada, geralmente, pelo profissional autônomo que precisa executar todas as funções ao mesmo tempo.

Independente do faturamento, do segmento, da quantidade de clientes, existem três papéis:

Técnico: onde o profissional atua diariamente para atender os clientes e solucionar os problemas que foram prometidos.

Gerencial: papel do dono! Agora é hora de gerar relatórios, analisar gráficos, planejar as próximas ações e pensar no médio e longo prazo.

Vendedor: e esse é o que normalmente fica pra trás. O crescimento orgânico nos atrai, as indicações dão conta dos custos iniciais e o papel de vendedor vai ficando em segundo plano. Ele só entra em cena quando a curva de crescimento para de subir, ou até mesmo cai. Esse papel deve cuidar do marketing, dos fluxos e da jornada do cliente.

“Se uma pessoa te vê executando algo e ela diz que pra ti é fácil;

é porque aquela tarefa está sendo muito bem executada.”

4 dicas para um vendedor ser bom no digital

1) Entender que as vendas no digital são iguais ao físico; o que muda são as “ferramentas”.
2) A sua loja (site) precisa ir de encontro ao público através de divulgações.
3) A venda é emoção! A venda através do site tem que ser fácil e rápida.
4) Ofereça. Eu te ofereço e você compra. Eu te ofereço mais e você compra mais.

Dica extra com Luciano Stein @lucianosteinoficial

Que resultado, aquilo que você vende, produz na vida do seu cliente?

O que você vende deve estar de acordo com o valor percebido pela pessoa que comprou de você. Assim como uma água no deserto custa 10x mais o valor de uma água no supermercado.

Como eu faço para não ser um vendedor chato?

O vendedor chato é aquele com muito blá-blá-blá sem sustento: não conhece o produto, não conhece o serviço, não conhece os benefícios.

Vendedor sem autoconfiança. Despreparado.

PS.: antes de me vender, eu preciso me comprar.

Indicações de livros

Sobre habilidades comportamentais:
“Como fazer amigos e influenciar pessoas”
“O segredo das mentes milionárias”
“A mágica de pensar grande”

Sobre habilidades técnicas:
“Do fracasso ao sucesso em vendas”
“A bíblia de vendas”
“Armas da persuasão”

Recado final

Só assistindo o podcast 🙂

Ah, temos ele no Spotify também! Basta clicar aqui para escutá-lo agora mesmo.

Para vender infoprodutos você precisa entender de campanhas! E por isso escrevemos um artigo que te explica tudo sobre as principais campanhas para vender infoprodutos.

Fabio Schünke
Fabio Schünke

Cientista da Computação e pós-graduado em Comportamento Organizacional e Liderança. Insatisfeito com o que tem, possui e é. Sempre em busca de algo novo, de preferência fora da zona de conforto. Onde encontrá-lo? Em um box de Crossfit ou em um cânion. Ligado na tomada da competitividade ou em pousando nas folhas de um livro. Quase um poeta! Aliás, é especialista em estratégias de tráfego, do orgânico (SEO) ao pago (Ads).

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