Se você vende alguma coisa, seja produto ou serviço, você precisa ter uma página de vendas. Ela vai ajudar você a vender mais porque é específica e construída para isso.
Não estamos falando em site completo, ele também é necessário para rankear bem no Google. Mas aqui, estamos falando de uma página que possui um único objetivo, captar o contato da pessoa interessada ou até mesmo já ter o botão de compra.
Para fazer essa página, existem 10 itens essenciais para aumentar a conversão.
A página de vendas é uma ferramenta essencial para quem deseja atrair mais clientes. Ela pode ter duas funções, dependendo do seu negócio:
- Vender direto com checkout
- Iniciar um contato de interesse
A página de vendas precisa ter uma única função
Antes de entrar nos 10 itens, existe algo básico que você precisa entender. Uma página de vendas não pode ter várias opções para a pessoa navegar e entrar em outros locais. Precisamos direcionar a pessoa em um único caminho.
Pense em uma estrada que leva você direto ao lugar que deseja chegar. Essa estrada, sem outros desvios, fará com que você chegue mais rápido e sem confusão que acabe apresentando outros caminhos talvez interessantes também.
Portanto, não coloque links para o site principal ou até mesmo redes sociais. Não desvie a atenção da pessoa!
Agora, vamos à lista!
1- Crie um título forte para sua página de vendas
Prometa algo na sua headline (título). Logo na entrada da sua página, insira um título forte que impacte a pessoa. Pensei em qual a dor mais forte que você resolve do seu público e crie uma pequena frase sobre isso.
Também junto do título, coloque uma breve descrição ampliando a promessa. Nessa descrição você já pode mencionar um pouco sobre a solução em si.
Veja o exemplo abaixo:
2- Insira o botão de ação antes da dobra
A primeira dobra de uma página é o que aparece para o usuário antes dele ter que rolar. Você precisa inserir o botão e/ou formulário nessa primeira parte.
Pesquisas do RD Station (especialista em páginas de conversão) mostram que aumenta a conversão quando se tem a ação nessa primeira parte da página
3- Mostre resultados do que a sua solução entrega
Se você fez uma promessa na abertura da página, agora é a hora de mostrar que você realmente entrega o que promete. Apresente resultados de pessoas que utilizaram a sua solução.
Podem ser vídeos, imagens ou textos, o que vale é comprovar a promessa.
4- Use Prova Social
Melhor do que você falando da sua solução, são outras pessoas falando sobre ela. Não é mesmo? Portanto, use depoimentos de clientes para evidenciar que existem pessoas comprando de você.
Os melhores depoimentos são em vídeo, mas também é legal mesclar com imagens para aquelas pessoas que estão com pressa e não irão olhar vídeos. Muitas vezes, é melhor utilizar “prints” de mensagens no WhatsApp ou rede social do que montar uma imagem bonita. Isso porque o “print” vai trazer mais veracidade pra informação.
5- Coloque elementos de Autoridade
No momento de apresentar você ou a sua empresa, opte por trazer elementos que comprovem autoridade, ou seja, informações que demonstrem que você está capacitado para entregar a solução.
A autoridade é importante para trazer confiança. Se a pessoa não confiar em você ou sua marca, dificilmente irá avançar na ação da página.
Alguns exemplos de elementos de autoridade são: idade, breve história, conquistas, prêmios, número de clientes, valores atingidos.
6- Demonstre Benefícios e Vantagens da sua solução
Isso parece óbvio, mas atenção: Não foque em características técnicas do seu produto. Fale sobre os benefícios que a pessoa recebe ao usar a sua solução. Veja um exemplo:
- Ao invés de falar: Roupa de tecido 100% algodão com trama Persia
- Opte por falar: Sinta-se leve, confiante e pronta para qualquer ocasião
Você precisa focar sempre no estado futuro que a pessoa vai estar ao utilizar a sua solução, seja para resolver um problema ou para satisfazer um desejo.
7- Use gatilhos de Escassez e Urgência
Uma das objeções mais comuns na hora da compra é a pessoa se perguntar “Mas será que eu preciso disso agora?”. Por isso, você precisa criar algo que necessite de uma ação imediata.
Use esses gatilhos de urgência e escassez para fazer com que a pessoa não deixe para depois. Uma boa forma de fazer isso é criar uma oferta que pode acabar, veja alguns exemplos:
- Desconto de 25% para os 10 primeiros que entrarem em contato
- Bônus exclusivo para o dia de hoje
- Compre 1 leve 2 somente nas próximas 24h
8- Utilize Garantia para quebrar objeção
Se você possui algum tipo de garantia, não esqueça de adicionar na sua página. Garantia é uma maneira de quebrar a objeção comum que faz a pessoa pensar “será que vai funcionar para mim?”.
Caso você não possua uma garantia exclusiva, você pode colocar os 7 dias que são direito do consumidor. O fato é que é importante evidenciar algum tipo de garantia.
9- Coloque um bloco de FAQ
Esse é um dos últimos blocos da página e ajuda o leitor a tirar dúvidas com perguntas e respostas rápidas. Você já pode trazer algumas dúvidas comuns que os compradores perguntam e antecipar as respostas.
Também serve para resumir alguns principais pontos que até já foram evidenciados na página, como por exemplo: como funciona a garantia.
10- Use múltiplos CTAs durante a página de vendas
O último item da lista, mas não menos importante, é inserir vários CTAs durante a página de vendas. CTAs são chamadas para ação (call-to-action), basicamente botões que levam a pessoa a agir.
Uma boa maneira de fazer isso sem ser repetitivo, é vincular a chamada com a informação anterior citada. Por exemplo: depois do bloco de escassez, coloque a chamada “Quer aproveitar o desconto antes que acabe? Clique agora no botão”
Com os 10 itens, sua página de vendas estará completa
Não existe um tamanho padrão de página de vendas, mas com certeza ela precisa ter os 10 itens para que seja uma página de alta conversão. Resumir o conteúdo e deixar apenas alguns pontos essenciais será um tiro no pé.
Converter o leitor em alguém interessado exige informação, por isso uma boa página de vendas é um pouco mais longa. Com todos os itens que mencionamos nesse artigo, a página deverá ter pelo menos 8 blocos.
Cientista da Computação e pós-graduado em Comportamento Organizacional e Liderança. Insatisfeito com o que tem, possui e é. Sempre em busca de algo novo, de preferência fora da zona de conforto. Onde encontrá-lo? Em um box de Crossfit ou em um cânion. Ligado na tomada da competitividade ou em pousando nas folhas de um livro. Quase um poeta! Aliás, é especialista em estratégias de tráfego, do orgânico (SEO) ao pago (Ads).