Será que existe uma estrutura de e-mails que gera mais venda?
Aliás, você que não acredita mais em e-mails, saiba o seguinte: eles ainda funcionam e MUITO para fazer venda! Existem muitos negócios lucrando com envio de e-mails.
Porém, você vai precisar de uma estratégia. E também vai precisar de uma ferramenta para enviar os e-mails, pois não é possível mandar muitos e-mails usando seu provedor pessoal (gmail, outlook, etc).
Indicamos o RD Station com valor super acessível no plano inicial.
Primeira dica importante: O e-mail não pode parecer uma propaganda!
Esqueça o e-mail estilo newsletter, todo bonito montado em uma caixa, assim como esse:
Use design extremamente simples, como se fosse você enviar da sua própria caixa de e-mail. Também, use linguagem pessoal para se aproximar da pessoa.
A dica aqui é sempre escrever o e-mail pensando que apenas uma pessoa lerá.
Ficando mais ou menos assim:
E antes de começar a escrevê-lo você precisa definir qual o objetivo do e-mail.
Qual é o seu objetivo com o envio do e-mail?
Vender um produto? Informar o usuário de algo? Criar uma conexão?
Saber o seu objetivo pode mudar completamente a estrutura que você irá utilizar.
Porém, mesmo que o objetivo seja diferente, algumas coisas são regras que você vai precisar ter muita atenção:
> Assunto, Mensagem e CTA
ASSUNTO
A parte mais importante do e-mail possui entre 35 e 70 caracteres, em média. 35 para dispositivos móveis e 70 para desktop: o assunto.
Deixe ele por último, porém invista quantas horas for necessário para criar o melhor assunto do mundo! Se as pessoas não acharem interessante a ponto de abrir o e-mail, de nada adiantará a mensagem interna.
MENSAGEM
A estrutura campeã para gerar vendas é CONTEÚDO + VENDA.
Isto é, não é vender direto, mas entregar algo primeiro. Você já vai entender porquê.
CONTEÚDO
Primeiro entregue um conteúdo, depois aplique os gatilhos que vamos falar em seguida.
Entregar conteúdo é super importante para aumentar a taxa de abertura do e-mail e gerar confiança/autoridade para que a pessoa execute a ação a seguir.
Exemplos:
- Arquiteto: Inspirações práticas para sua sala de jantar
- Fotógrafo: 5 poses para homens confiantes
- Advogado: Como evitar processos de funcionários
- Contabilidade: Você está pagando mais impostos do que precisaria
A primeira parte do e-mail será esse conteúdo que entrega valor, mas também podemos usar para gerar conexão.
Contar uma história no início do e-mail irá aproximar o leitor de você. Pode ser uma história pessoal ou de algum cliente seu, aí já serve como prova social.
VENDA
Na segunda parte da sua mensagem entra a transição para vendas. Tente criar links entre o conteúdo e a sua oferta.
Exemplo:
Se o conteúdo for “Inspirações práticas para sua sala de jantar”, a transição pode ser “No meio de tanta inspiração, eu gosto de aplicar nos meus projetos um conceito que chamo de atemporal. Penso que os projetos precisam permanecer ao tempo…”
Então, apresente a sua solução focando em benefícios, ou seja, sempre trazendo o que de fato ela proporciona para o cliente.
Lembre o que seu produto é apenas uma ponte para o estado desejado
Aplique esses 2 elementos:
- Prova Social
- Escassez e Urgência
CTA
O Call To Action (CTA) é uma das partes mais importantes do seu e-mail. É a chamada para a ação, aquilo que vai mover o leitor a agir.
Afinal, a sua relação com o leitor do e-mail não deve terminar ali naquele e-mail.
Sempre procure levar o leitor para o próximo passo, que pode ser acessar um link, clicar num botão, chamar no WhatsApp, etc.
Crie um CTA chamativo e diga exatamente o que irá acontecer após aquela ação. Por exemplo: “Clique AQUI e receba nossa oferta pelo WhatsApp agora”
Conclusão
O e-mail é uma narrativa bem construída. O segredo está em entregar um bom conteúdo no início e depois linkar com a sua oferta para vender.
Lembre-se que não é apenas com 1 e-mail que as vendas acontecem. Monte uma sequência de 5 a 10 e-mails, onde cada um vai entregar algum tipo de conteúdo e depois focar na venda com uma perspectiva diferente.
Links complementares:
Cientista da Computação e pós-graduado em Comportamento Organizacional e Liderança. Insatisfeito com o que tem, possui e é. Sempre em busca de algo novo, de preferência fora da zona de conforto. Onde encontrá-lo? Em um box de Crossfit ou em um cânion. Ligado na tomada da competitividade ou em pousando nas folhas de um livro. Quase um poeta! Aliás, é especialista em estratégias de tráfego, do orgânico (SEO) ao pago (Ads).