Queem não gosta de dicas para vender mais? Depois de 3 meses remando no mesmo lugar, um amigo pediu ajuda para alavancar as vendas da sua nova loja de roupas. Nós montamos uma estratégia que rendeu excelentes resultados em poucas semanas e queremos compartilhar com você.
Se você tem uma loja de roupas ou quer abrir uma, esse artigo é especial. Vamos listar 12 dicas fáceis e práticas (sem enrolação) para você aplicar hoje e vender mais.
“Vai ter dicas para quem vende através de e-commerce?”
Sim, temos dicas para quem vende somente online! Mas não vamos entrar em estratégias específicas para e-commerce. Portanto, aplique aquilo que fizer sentido pra sua loja.
Tríade das Vendas para loja de roupas
Separamos as 12 dicas através da Tríade das Vendas. Essa tríade explica 3 formas de você aumentar o faturamento do seu negócio. Arrisco a dizer que só existem essas 3 maneiras e que todas as outras provém delas.
A primeira maneira de aumentar o faturamento, e a mais óbvia, é atraindo novos clientes. Todo negócio precisa conquistar novos clientes todos os meses para crescer a sua base e ganhar espaço no mercado.
Um negócio que não está crescendo, está morrendo!
A segunda maneira é vender mais vezes para o mesmo cliente, ou seja, ter uma recorrência de compras. Alguns especialistas falam que na primeira compra a pessoa é apenas uma “compradora”, mas a partir da segunda compra ela se torna um cliente.
Já a terceira maneira é a menos explorada nos negócios que é aumentar o ticket gasto pelo cliente. Antes de qualquer coisa precisamos saber qual é o ticket atual. Para isso, você precisa dividir o faturamento do mês passado pelo número de compras no período.
Exemplo: Se o faturamento do mês anterior foi R$ 50.000,00 e houveram 120 compras que renderam esse faturamento, então o cálculo será 50.000,00 / 120 = R$ 416,66 que é o ticket médio de cada compra.
Aumentar o ticket médio é aumentar o valor de cada compra de cada cliente.
Agora, vamos às dicas separas em cada uma dessas 3 maneiras de aumentar o faturamento da sua loja.
Começando com 5 dicas…
5 dicas de como vender mais atraindo um novo cliente para loja de roupas
Dica 1: Chame a atenção na internet
Estamos disputando a atenção das pessoas o tempo todo. E não é somente com os concorrentes, mas com todos os outros tipos de conteúdo que são mais interessantes para elas, como um vídeo de um cachorrinho correndo ou um bebê dando risada.
Você precisa produzir conteúdos que fujam do comum, que quebrem padrões que as pessoas estão acostumadas.
Dica 2: Grave vídeos
O Instagram está se tornando uma plataforma de vídeos, não tem mais volta. Então, entre no jogo de vez.
Se você não se sente bem aparecendo, arrume alguém na sua loja que faça. Mas não demore mais. O tempo está passando e o alcance dos conteúdos estáticos está cada vez menor.
Dica 3: Aproveite as trends
Fique ligada nas trends que estão rolando, ou seja, o assunto do momento e também as músicas do momento para fazer vídeos no formato Reels e TikTok.
Saber adaptar as trends pro eu contexto é algo que pode ampliar muito o seu alcance nas plataformas e trazer novos clientes.
Dica 4: Tenha ofertas
Elabore diversas campanhas com ofertas diferentes para cada período. Isso é uma boa forma de trazer novas pessoas para conhecerem a sua marca.
Exemplos: liquidação, pague 2 leve 3, indique e ganhe, final de semana com desconto, datas temáticas.
Atenção: não viva de descontos! Tenha ofertas específicas como chamariz, mas não fique trabalhando somente com promoções porque gera a falsa sensação de venda, sendo que pode nem pagar as contas no final.
O lande de ter ofertas é possuir motivos diferentes para as pessoas conhecerem a marca.
Dica 5: Faça eventos
Convide algumas pessoas para um evento exclusivo e peça para que tragam mais um convidado. Não esqueça de colocar uma isca para ter os contatos das pessoas, como fazer um sorteio no evento e para participar as pessoas precisam preencher uma ficha.
Eventos são uma excelente forma de fazer parcerias colabs com profissionais de áreas correlatas, por exemplo uma consultora de moda.
4 dicas de como vender mais para o mesmo cliente na loja de roupas
Dica 6: Relacionamento digital
Gere relacionamentos através do digital com conteúdos que fomentem isso. Não apenas divulgue seus produtos, mas traga entretenimento e pautas importantes para o universo da sua marca.
Por exemplo, se a sua marca é para mulheres independentes que trabalham e comandam a sua vida financeira, então fale sobre assuntos que interessam para essas mulheres. Isso trará maior conexão além da relação apenas comercial.
Também busque se relacionar com as clientes pelas redes pessoais, curta e comente os posts das suas clientes, demonstre interesse nelas.
Dica 7: Desconto ou presente na próxima compra
Essa é uma ótima maneira de fazer o cliente voltar. Dê um incentivo extra para quem comprou pela primeira vez no seu negócio. Uma forma de fazer isso é dar um desconto de x% na próxima compra, válido por um tempo determinado.
Deixa eu te fazer uma pergunta
Quando seus futuros clientes te procuram no Google, eles te encontram rapidamente?
Se não encontram, dá uma olhada nessas dicas.
Dica 8: Sistema de fidelidade
Crie uma maneira de manter as pessoas comprando somente de você. Muitas vezes a pessoa acaba comprando de outra loja porque viu no momento e aproveitou, mas se ela lembrar que tem vantagens com você, isso vai sempre pesar na decisão de compra.
Pode ser um sistema simples como um cartão com carimbo da loja a cada X reais gastos. Quando mais simples, mais fácil da pessoa entender das vantagens e lembrar de você.
Dica 9: Grupo VIP
Tenha maneiras de comunicar com os clientes em outros canais, além das redes sociais, como grupos e lista de transmissão no WhatsApp e também e-mails. Ter outros canais vai ajudar a se relacionar de maneira mais próxima e ter controle maior de recebimento dos conteúdos.
Tome muito cuidado para não afastar as pessoas com conteúdos somente de vendas ou replicados das redes sociais. o Grupo VIP serve para trazer algo diferente, fazer convites e gerar conexão com os clientes.
PS.: você pode usar provas sociais para vender mais também!
Como aumentar o ticket de compra do cliente na loja de roupas
Dica 10: Ofertas com desconto progressivo
Desconto progressivo incentiva o cliente a gastar mais com você pelo fato dele enxergar vantagem em levar mais peças naquele momento. Por exemplo, levando duas peças tem 10% de desconto, mas levando 3 o desconto aumenta para 20%.
Você pode trabalhar esses descontos de várias maneiras. O negócio é usar variações em momentos diferentes pra sempre ter novidades.
Dica 11: Atingir valor R$ X,00 e ganhar presente
Gere esse incentivo para que a pessoa queira completar o valor e ganhar um presente da loja. Nas compras em e-commerce, é normal trabalhar “frete grátis acima de um X valor”, isso serve de incentivo para completar o valor e ganhar o frete.
Na sua loja física, você pode aplicar essa mesma tática oferecendo presentes especiais e únicos da sua marca, como por exemplo uma sacola personalizada e estilosa.
E aqui entra a estratégia de calcular um valor que seja factível, pois não adianta exigir um valor enorme que poucas pessoas gastariam. Uma ideia é olhar o ticket médio das compras e colocar um pouco a mais para as pessoas alcançarem.
Dica 12: Cross-Sell
Cross-sell é uma técnica que se baseia em oferecer um produto complementar ao principal que o cliente está levando. Por exemplo, se a pessoa está levando uma saia, você poderia oferecer uma calcinha que não marca com aquele modelo de saia.
Ofereça produtos complementares que façam sentido, não empurre qualquer produto pois irá surtir o efeito contrário no cliente que pode não querer voltar a comprar na sua loja.
E ah, temos uma aula sobre Cross-sell em vídeo!
Dica Bônus: invista em anúncios
O orgânico não tem a mesma entrega que tinha antes e ele funciona.
Você precisa investir em anúncios para alcançar o público ideal que pode comprar de você.
E sobre anúncios, vem ver quanto você deve investir nos seus anúncios.
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Diretor da F5 Digital
Estrategista Digital para crescimento de negócios com mais de 11 anos de atuação; Professor na Pós-graduação em Criação e Gestão de Conteúdo Digital e no MBA Marketing de Relacionamento e Vendas, ambos na Universidade Feevale/RS; Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale/RS.