A prova social pode te ajudar a gerar confiança e impulsionar o comercial a vender mais! Você só precisa saber utilizá-las nos lugares certos.
Assim como em um julgamento na frente do juiz, advogados e júri, o depoimento de uma testemunha tem um peso enorme, quando estamos falando de marketing o depoimento também pesa muito!
Isso se chama prova social e é disso que o seu negócio precisa para vender mais. Nós vamos te mostrar como coletar provas sociais e como usar em todos os meios de comunicação, seja em posts para redes sociais, e-mails e páginas de venda.
O que é prova social?
“A Prova Social é um fenômeno psicológico que se refere à dependência das pessoas por feedbacks”, ou seja, é a percepção de que outras pessoas estão usufruindo daquela marca e produto.
Usar prova social é gerar confiança imediata com alguém que ainda não conhece a sua marca e produto. Quer algo mais importante do que confiança?
Jordan Belfort, o lobo de Wall Street, fala sempre sobre 3 pilares de confiança para que alguém faça uma compra: a pessoa precisa confiar no vendedor, na marca e no produto. Se não houver confiança em algum desses pilares, a venda não irá ocorrer naquele momento.
Por isso, prova social pode gerar confiança e fazer com que você venda mais.
2 tipos de prova social
Podemos dividir as provas sociais em 2 tipos macros: qualitativas e quantitativas.
As provas qualitativas se referem à textos ou vídeos provenientes do público, que podem ser depoimentos, reviews de produto, avaliações no site.
Já as provas quantitativas oferecem números para que as pessoas confiem que existem mais pessoas ao redor daquela marca, como por exemplo número de compras, downloads, reservas, e por aí vai.
Como usar prova social nas redes sociais
As redes sociais por si só já apresentam um ambiente de troca entre as pessoas, fomentando a mídia espontânea. Por isso, use e abuse de provas sociais no feed, nos stories, nos destaques e até na biografia.
Vamos ver alguns exemplos:
Como usar prova social em sites e landing pages
Sites e landing pages são locais propícios para usar provas sociais porque possuem o objetivo de converter a pessoa em contato ou venda direta. Portanto, é extremamente necessário contar com provas de outras pessoas que já confiam na marca.
Insira um bloco de depoimentos e outro de cases no seu site. Os cases também são importantes para mostrar que outros clientes validam a sua solução.
Gravamos uma aula sobre como montar uma página de vendas. Está aqui no nosso canal do YouTube!
Como usar prova social em e-commerces para gerar confiança e vender mais
A primeira compra em um e-commerce sempre exige uma quebra de várias objeções por parte do cliente. Pois saiba que muitas delas podem ser quebradas com provas sociais.
Tenha uma ferramenta de reviews em seu e-commerce e crie gatilhos para que as pessoas deixem comentários. Utilize e-mails para fazer com que as pessoas lembrem de dar uma nota e deixar o comentário sobre a compra.
Como utilizar prova social em apresentações pdf para gerar confiança e vender mais
Apresentações de empresas e catálogos de produtos são locais importantíssimos para inserir provas sociais.
Trabalhe com depoimentos ao longo das páginas, mostrando uma prova que complementa o material que está sendo apresentado. Você também pode apresentar cases que evidenciam algum trabalho com resultado e, ao mesmo tempo, trazem o cliente como prova social.
Como pedir depoimentos para os clientes?
Uma das formas mais poderosas de utilizar prova social é através de depoimentos de clientes. Para isso, não tem como fazer diferente a não ser pedindo para as pessoas. Agora, existem maneiras de fazer isso.
Utilize estruturas para facilitar que o seu cliente construa um depoimento. Geralmente as pessoas não sabem por onde começar, por isso, você precisa orientar.
Estrutura 1: Pergunta aberta e norteadora
Esse tipo de estrutura deixa o cliente livre para falar o que convém no momento. Ela acaba sendo excelente para ter depoimentos verdadeiros e sem o cliente precisar pensar muito.
Veja alguns exemplos de perguntas:
- “Como foi trabalhar com o Christian e o Fabio?”
- “Qual etapa da consultoria fez mais sentido para você? Por que?”
- “Como foi utilizar o tênis de corrida durante a São Silvestre?”
Assim, o cliente conseguirá responder a pergunta de forma clara e objetiva, facilitando até na hora de utilizar o depoimento depois.
Estrutura 2: Passo a passo com 5 perguntas
- Quem é você?
- Qual era o problema que tinha e como se sentia antes de usar a nossa solução?
- Como a nossa solução te ajudou?
- Como você se sente agora?
- Indica a nossa empresa?
Esse tipo de estrutura ajuda muito o cliente a seguir um raciocínio e manter o foco no que você precisa. Enquanto a pergunta aberta deixa ele ir para onde fez mais sentido, nessa segunda estrutura o cliente vai entregar o que você deseja.
Ambas as estruturas podem ser utilizadas para coletar depoimentos em vídeos ou textos. Tente sempre conseguir em formato vídeo, pois depois é fácil transcrever para utilizar como texto. Assim você terá os dois formatos para utilizar em momentos diferentes.
Qual é o melhor momento para pedir um depoimento de cliente
O melhor momento para pedir um depoimento é quando o seu cliente está no auge da satisfação com a solução que você entrega. Isso não quer dizer que sempre será no final do processo.
Por exemplo o iFood, que solicita o depoimento logo depois que o usuário finaliza o pedido. Se ele esperasse o usuário receber a entrega, em muitos casos o usuário estaria insatisfeito com o próprio restaurante e a avaliação perante o iFood seria baixa.
Com arquitetos a situação é semelhante. Se esperarem para pedir depoimento quando a casa estiver pronta, talvez o cliente esteja insatisfeito com o prazo ou com os problemas que apareceram durante a execução. E esses problemas podem ser devido à fornecedores que não te nada a ver com o arquiteto, mas irá influenciar na avaliação geral.
Você precisa identificar quando o seu cliente está no auge da euforia com a sua solução, então pedir se seria possível ele entregar um depoimento. Mostre para o cliente o quanto isso é importante pra você para que ele também valorize.
Quer saber exatamente como você pode fazer para unir o marketing e o comercial para faturar mais? Clique aqui.
Diretor da F5 Digital
Estrategista Digital para crescimento de negócios com mais de 11 anos de atuação; Professor na Pós-graduação em Criação e Gestão de Conteúdo Digital e no MBA Marketing de Relacionamento e Vendas, ambos na Universidade Feevale/RS; Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale/RS.