Você até pode não ter percebido ainda, mas os textos são a base de todos os conteúdos que você gera. A Técnica DDD irá te ajudar na construção de seus textos a partir de agora, tornando-os mais interessantes, gerando conexões e captando a atenção dos usuários!
O que é a Técnica DDD?
A Técnica DDD utiliza três dimensões do seu público-alvo: as dores, as dúvidas e os desejos.
Quando dominamos essa técnica e aplicamos ela nas nossas copys conseguimos gerar conexões mais profundas com o nosso público, levando-o a tomar a decisão que queremos através do blog-post, do post no Insta, de um vídeo no YouTube, de um artigo postado no LinkedIn.
Sempre que você precisa escrever um texto, você tem um objetivo em mente. Talvez seja apenas informar o leitor de algo ou talvez convencê-lo de que o seu produto vale a pena.
Independentemente do objetivo, você pode (e deve) utilizar técnicas de copywriting para produzir o texto. Essas técnicas ajudam a convencer e converter a pessoa por meio de conteúdo relevante para ela.
Posts, mas principalmente anúncios, precisam ser pensados com textos persuasivos. Indo direto ao ponto. Vamos a técnica:
Dores: Fale sobre os problemas que as pessoas enfrentam dentro do seu público-alvo. Elas precisam saber que você entende isso.
Ex: Chega de sentir dor muscular pós-treino.
Desejos: Fale sobre aquilo que o seu público deseja muito. Mostre a transformação que ele procura.
Ex: Imagine você na praia, curtindo com a família, e o dinheiro pingando na conta.
Dúvidas: Fale sobre as dúvidas que o público possui, compartilhe os mesmos questionamentos.
Ex: Vale a pena comprar um carro movido à energia elétrica?
A Técnica DDD é simples, mas não é fácil
Para saber as três dimensões do seu público, a primeira coisa que precisa fazer é entender quem ele é.
Então, descreva sua PERSONA!
Resumidamente, podemos dizer que a persona é o cliente ideal do seu negócio descrito com diversas características.
Exemplo:
Diego tem 30 anos, é workaholic, casado, e é arquiteto de um escritório de arquitetura renomado. Mora em Porto Alegre há 15 anos, gosta de jogar futevôlei e viajar com a família para a serra gaúcha.
Ele tem um perfil analítico e focado em números, obcecado com novidades e inovações (busca novidades no mercado internacional), não tem muito tempo e sua agenda é apertada.
Ele gostaria de aumentar sua audiência, se tornar mais conhecido e assim vender seus projetos cada vez mais caros.
Seus principais obstáculos são a falta de orçamento para investir em novas soluções, o excesso de tarefas e a dificuldade de gestão de tempo.
Nossa missão agora é encontrar 7 itens para cada D.
7 DORES
Quais são os problemas que o seu cliente ideal (persona) possui?
Levante hipóteses sem medo de errar. Pesquise, procure imagens, textos e outras fontes para levantar as 7 dores mais fortes.
- Diego trabalha demais
- Diego não tem tempo para sua família
- Diego não consegue gerenciar suas tarefas
- Diego não dá conta de suas tarefas
- Diego não tem dinheiro para investir em novas soluções
- Diego não possui a autoridade que ele gostaria
- Diego cobra menos do que gostaria por seus projetos
7 DESEJOS
Sonhos e outras características que podem detectar o interesse do usuário e o categorizar dentro de um perfil que busca por determinado tipo de “solução”.
- Diego deseja trabalhar menos horas semanais
- Diego deseja ganhar mais por cada projeto
- Diego deseja gerenciar melhor suas tarefas
- Diego deseja ser reconhecido cada vez mais e se tornar uma autoridade no assunto
- Diego deseja viajar mais com sua família
- Diego deseja vender mais projetos
- Diego deseja trabalhar de qualquer lugar do mundo (independência geográfica)
7 DÚVIDAS
- Diego não sabe se abre seu próprio escritório de arquitetura agora
- Diego não sabe se deve cobrar mais por seus projetos ou precisa crescer mais como profissional
- Diego não sabe como pode otimizar suas tarefas para trabalhar menos
- Diego não sabe se consegue atender seus clientes estando fora da cidade
- Diego não sabe como gerar mais valor para seus clientes
- Diego não sabe como liberar sua agenda nos finais de semana
- Diego não sabe como investir em ferramentas
Próximo passo
Agora que listamos tudo, vamos utilizá-las ao nosso favor para construir as copys!
Aqui na F5, a gente gosta muito de utilizar cartas como textos base. Cartas no sentido de ser um documento sem algum formato definido. Independente do objetivo final; se é um post, um vídeo, um e-mail, uma LP, iniciamos nosso brainstorming com uma carta.
Para facilitar nas primeiras vezes que for utilizar a Técnica DDD, escolha apenas um item das dores OU das dúvidas OU dos desejos, e construa uma história de conexão através dele.
Pode ser utilizado uma história que aconteceu com você ou um sonho que você possui.
Finalize a carta apontando como a sua solução resolve a dor apontada, ajuda na realização do desejo ou responda a dúvida.
Atenção e conexão: Quando você fala sobre dores, desejos e dúvidas, você desperta atenção e cria conexão. Abuse de histórias emotivas!
Utilize a primeira pessoa do plural e faça perguntas diretas para que o leitor responda “sim” inconscientemente. Exemplo: “você também gostaria de ter mais tempo com sua família?” ou “você, assim como eu, também trabalha muito?”
A partir dessa carta você poderá transformá-la em um post para o Insta, um vídeo para o YouTube, uma LP ou um e-mail.
Quando utilizar em algum formato específico, não esqueça de chamá-lo para a ação com um CTA forte. CTAs Fortes são aqueles que fazem o leitor agir ao responder a sua pergunta.
Se você está falando sobre “ter mais tempo com a família”, crie um CTA Forte assim: “Se você quer ter mais tempo com sua família clique aqui.” ou “Sim, quero ter mais tempo com minha família”.
A Técnica DDD é de autoria de André Cia @ciaandre. Um dos nossos mentores juntamente com Juliano Torriani @julianotorriani.
Links complementares:
Live #50 – Jornada do Cliente em 3 etapas [Nível 1]
Live #51 – Jornada do Cliente em 3 etapas [Nível 2]
Live #66 – Jornada do Cliente em 3 etapas [Nível 3]
Diretor da F5 Digital
Estrategista Digital para crescimento de negócios com mais de 11 anos de atuação; Professor na Pós-graduação em Criação e Gestão de Conteúdo Digital e no MBA Marketing de Relacionamento e Vendas, ambos na Universidade Feevale/RS; Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale/RS.