Você também já se perguntou em qual plataforma deve investir? No Instagram ou no YouTube? Qual é melhor para o seu negócio?
Frequentemente, surge essa dúvida para quem quer apostar em uma estratégia de conteúdo.
E já adianto que estratégia de conteúdo é uma das coisas mais poderosas que podemos incorporar nas ações de marketing de qualquer negócio.
Para saber em qual plataforma investir, precisamos entender as características de cada uma e alinhar com os objetivos de negócio.
Dados sobre o YouTube
O YouTube foi criado em 2005 pelo trio Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim que tinham o objetivo de facilitar o upload de vídeos na internet. Logo cresceu e foi adquirido pelo Google pelo valor de 1,65 bilhão de dólares em outubro de 2006.
Hoje, em setembro de 2021, o YouTube possui:
- 2,29 bilhões de usuários mensalmente
- 105 milhões de brasileiros
- Em média, os usuários passam 11 minutos e 24 segundos por dia no YouTube
- Um bilhão de horas assistidas por dia
- 70% do conteúdo assistido pelos usuários do YouTube é recomendado pelo algoritmo
- O público tem entre 18 a 34 anos
Dados sobre o Instagram
O Instagram nasceu em 2010 pelas mãos de Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. A ideia era ser uma rede de compartilhamento de fotos, mas logo foi ampliada para vídeos. Em 2012, o Facebook comprou o Instagram por cerca de 1 bilhão de dólares.
Hoje, em setembro de 2021, o Instagram possui:
- 1,22 bilhões de usuários ativos
- 500 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os dias no mundo
- 95 milhões de brasileiros
- O público em geral tem entre 25 e 34 anos
As lógicas por trás de cada plataforma
Cada plataforma possui lógicas diferentes de funcionamento, isso dita muito das funcionalidades e priorizações de formatos.
O YouTube possui uma lógica de buscador, onde os conteúdos ficam armazenados para consumo posterior, seguindo a mesma linha do pai Google.
O Instagram possui a lógica do consumo imediato, da instantaneidade. O conteúdo é consumido em algumas horas, depois dificilmente volta a ser visto, seguindo a ideia de timeline igual ao Facebook.
Entender essas lógicas já nos dá um bom ponto de partida para pensarmos estrategicamente o que faz mais sentido para o nosso negócio.
PS.: se você está criando um negócio online agora e não sabe pode onde começar, dá uma olhada na aula #75, onde falamos sobre 3 coisas que você deve saber antes de criar um negócio digital.
Características do Instagram
O Instagram é rede pessoal, utilizada por pessoas que procuram se relacionar com outras pessoas. Ao longo do tempo, passou a incorporar diversas funcionalidades focadas em empresas para fomentar esse lado comercial.
Mas o objetivo inicial, pelo qual as pessoas entram nessa rede, ainda continua sendo o relacionamento e entretenimento, e não para realizar compras ou contatos profissionais.
Outros dois pontos fundamentais são o consumo instantâneo e o conteúdo amador (simples). A lógica do consumo diário do que está acontecendo naquele momento rege a construção de conteúdos que cumpram com esse requisito.
O lado da produção amadora também faz sentido no Instagram, pois ninguém espera altas produções em postagens de amigos, portanto conteúdos simples tendem a performar melhor. Apostar em tendências de vídeos comuns que engajam pode gerar viralização.
Veja alguns pontos essenciais para se considerar:
- Rede pessoal
- Consumo instantâneo
- Conteúdo amador
- Múltiplos formatos
- Frequência diária
- Laboratório de novas ideias, novos conteúdos
- Relacionamento e entretenimento
Características do YouTube
Quando pensamos no YouTube, vemos dois tipos de consumo: pessoal e profissional. Existem pessoas buscando conteúdos de entretenimento e aperfeiçoamento pessoal, mas também pessoas que buscam tutoriais, educação e resolução de problemas no geral.
Pelo fato dos vídeos serem rastreáveis, o YouTube possibilita que os conteúdos sejam buscáveis no futuro. Esse é um dos pontos principais dessa plataforma que funciona como um grande buscador de conteúdo. Portanto, a estratégia aqui deve considerar uma produção mais profissional, que exige melhor planejamento e pós-produção.
Isso faz com que a frequência seja em torno de 2 a 3 vídeos semanais, diferente do Instagram que exige uma produção diária. Claro que existem canais que produzem mais vídeos, mas a média de negócios que usam o YouTube como estratégia de conteúdo fica em 2 por semana.
Veja alguns pontos essenciais para se considerar:
- Rede mista (pessoal e profissional)
- Consumo perene
- Conteúdo profissional em vídeo
- Frequência 2x semana
- Crescimento orgânico (indexação)
Qual é a melhor plataforma para invertir?
A partir da criação de conteúdo que possui uma estratégia de venda no final, o YouTube pode ser mais interessante pelos fatores que listamos acima, mas um em especial:
O conteúdo do YouTube é “searchable” (buscável). Quando procuramos a solução para algum problema, queremos encontrar um conteúdo falando sobre isso, vamos ao YouTube procurar. Lembrando que o YouTube é o segundo site com mais buscas na internet, só ficando atrás do Google.
No Instagram, isso não acontece. A busca no Insta funciona por perfis, hashtags e locais, mas não pelo conteúdo em si (mantendo a lógica que explicamos).
No YouTube, é possível criar várias formas de indexação (título, descrição, hashtags, tags, localização, idioma), e ainda adicionar nome ao canal, descrição, foto, banner, etc.
Quando pensamos em conteúdo fundo de funil, YouTube é muito mais assertivo por causa desses pontos. Outro fator a se considerar é que o YouTube está há mais anos na ativa e só ganha força. Já o Instagram deu uma balançada com o surgimento do tiktok.
Agora, se pensarmos em velocidade, o Instagram acaba sendo mais interessante para estratégias de curto prazo, pois conseguimos chegar a mais pessoas em pouco tempo. Podemos enviar mensagens um a um para conquistar novas pessoas. Nesse caso, o YouTube seria uma estratégia a médio e longo prazo.
E se você vende B2B, escrevi várias dicas que irão te ajudar aqui. Desde a diferença de mercados B2C para B2B, até a forma que o marketing deve ser visto dentro das negociações B2B.

Diretor da F5 Digital
Estrategista Digital para crescimento de negócios com mais de 11 anos de atuação; Professor na Pós-graduação em Criação e Gestão de Conteúdo Digital e no MBA Marketing de Relacionamento e Vendas, ambos na Universidade Feevale/RS; Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale/RS.