Como utilizar a Ténica DDD para criar 27 novos conteúdos para o seu Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn, YouTube, Blog ou para qualquer outra plataforma que você queira engajar a sua audiência?
Tenho certeza que sempre que você vai criar um novo conteúdo o principal inimigo é a folha em branco. Não é? Depender da criatividade nem sempre é a melhor opção. E conteúdo nunca é de mais!
Afinal…
Conteúdo é rei.
Já ouviu essa frase?
Conteúdo se tornou a estratégia principal quando pensamos em marketing digital. Ele ajuda a atrair novas pessoas, ao mesmo tempo que prepara a audiência para comprar de você. O segundo passo é pensar na Rainha, que é a distribuição. Mas isso deixaremos para outro momento! Agora o negócio é focar na criação dos conteúdos.
Como enxergar as redes sociais?
Essa imagem abaixo resume tudo o que você precisa para criar conteúdos nas redes sociais. Você deve enxergá-las como canais para gerar comunidade, aproximar os clientes e preparar os futuros compradores. Para isso, os conteúdos precisam Envolver e Educar a sua audiência com o objetivo de engajar as pessoas e aumentar o seu nível de consciência sobre o tema que você aborda.
Para Envolver, pense em conteúdos que geram conexão, utilize histórias para gerar atenção e empatia, faça também posts que entretêm as pessoas.
Para Educar, gere valor para as pessoas com conteúdos que ajudam, informam e são relevantes na prática. Isso fará o público entender mais sobre o seu nicho e buscar soluções (que você oferece).
O que é a Técnica DDD?
Essa técnica vai te ajudar a criar conteúdos relevantes porque aborda aspectos que o seu público pensa e sente. Os três Ds são: dores, dúvidas e desejos.
Dores: são os problemas que as pessoas enfrentam e você ajuda a resolver de alguma forama.
Dúvidas: são dúvidas sobre a sua área que as pessoas possuem, normalmente já relacionadas com o tipo de solução que você oferece.
Desejos: são as vontades e sonhos que as pessoas querem alcançar.
Para aplicar o método, você vai listar 3 dores, 3 dúvidas e 3 desejos do seu público. Comece com o que você já sabe e depois vá aprofundando. Após listar, para cada um desses 9 itens, você vai pensar em 3 conteúdos que conversem sobre esse assunto.
Se já fez o cálculo aí, 9×3 vai resultar nos 27 conteúdos que prometemos com esse método 🙂
Agora, trouxemos alguns exemplos de nichos específicos para você ver como é simples escrever o DDD inicial:
Marketing Digital
Dor 1 O negócio não está crescendo | Dúvida 1 Investir em conteúdo ou anúncios? | Desejo 1 Faturar mais para viver melhor |
Saúde
Dor 1 Problema com sobrepeso | Dúvida 1 É possível emagrecer sem sofrer? | Desejo 1 Sentir-se bem na praia com os amigos |
Finanças
Dor 1 Gastar tudo o que ganha | Dúvida 1 Como montar um plano financeiro? | Desejo 1 Aposentar-se com uma boa renda |
Pronto, agora você tem 27 conteúdos listados. Mas calma que vamos te dar uma dica sobre a utilização de diferentes formatos para facilitar ainda mais a criação.
Depois que você já sabe quais conteúdos criar, você precisa saber escrevê-los da melhor forma, correto? Dá uma olhada nesse artigo que explica como você pode melhorar seus textos utilizando a Técnica DDD.
Quais formatos utilizar?
Use e abuse dos formatos que as redes sociais te permitem distribuir conteúdo. Um mesmo conteúdo pode ser traduzido em formatos diferentes para você ganhar agilidade. Por exemplo:
- Escreva um textão sobre a Dor 1 do seu público e poste isso com uma imagem chamando a atenção.
- Depois, grave um vídeo falando exatamente aquilo que colocou no texto, mas use uma chamada diferente.
- E ainda explique um dos pontos em formato de carrossel para ajudar o público a entender melhor (talvez algo mais prático).
- Agora, é só espalhar esses 3 conteúdos na sua grade de publicação semanal, um por semana.
No instagram, você pode usar 4 formatos para o feed: imagem, carrossel, vídeo e reels. Outras redes podem ter menos formatos, mas também possibilitam explorar maneiras diferentes de se comunicar com o público.
Regra dos 80/20 para conteúdos
Olha essa regra que vai mudar tudo na hora de organizar os seus conteúdos. É importante ressaltar que as pessoas não estão te seguindo para ver apenas produtos e serviços. Elas querem algo a mais que isso, por isso precisamos voltar aos objetivos das redes que falamos no início desse texto.
Foque em produzir 80% do conteúdo para entregar valor e gerar conexão com as pessoas. Você pode utilizar as Dores, Dúvidas e Desejos para fazer isso.
Apenas 20% do conteúdo deve falar sobre a sua solução. Ou talvez nem fale dela no Feed da rede, mas utilize os Stories para vender a sua ideia.
Valor, conexão e solução passam a ser editorias de conteúdo, ou seja, quadros que você vai desenvolver ideias dentro deles. Por exemplo, na segunda-feira você pode postar sempre um conteúdo de conexão. Fica mais fácil de organizar os conteúdos dentro dessas editorias.
Exemplos de conteúdos
Dentro dessas editorias, vamos dar alguns exemplos que você criar de conteúdo.
Valor: dicas, tutoriais, novidades da área
Conexão: história, desafios e conquistas, crenças
Solução: benefícios, depoimentos, FAQ
Para finalizar, vou deixar aqui a indicação do podcast com vários insights: Botecada & Marketing feat. Gustavo Ermel (Agência SPR) e Gustavo Saldanha (Guto)
Diretor da F5 Digital
Estrategista Digital para crescimento de negócios com mais de 11 anos de atuação; Professor na Pós-graduação em Criação e Gestão de Conteúdo Digital e no MBA Marketing de Relacionamento e Vendas, ambos na Universidade Feevale/RS; Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale/RS.