Segundo um estudo da Nielsen (Digital Brand Effect Study), você precisa aparecer de 5 a 9 vezes para melhorar a lembrança de marca em 51%. Isso significa que, para as pessoas reconhecerem a sua marca, é preciso aparecer diversas vezes. Isso é o que chamamos de frequência de impacto!
Pensa em uma marca de sabão em pó.
Agora em uma marca de achocolatado.
E também em esponja de aço.
Se você pensou em Omo, Nescau e Bombril, é porque foi fortemente impactado por essas marcas. E quando eu falo impactado, eu quero dizer que você foi exposto muitas vezes a elas.
Mas isso não é algo que somente grandes marcas conseguem fazer, você também pode aumentar a frequência de impacto no seu público, independente do tamanho do seu negócio.
Frequência de Impacto
Frequência de impacto é a quantidade de vezes que aparecemos para um mesmo usuário.
Segundo um estudo da Nielsen (Digital Brand Effect Study), você precisa aparecer de 5 a 9 vezes para melhorar a lembrança de marca em 51%. Isso significa que, para as pessoas reconhecerem a sua marca, é preciso aparecer diversas vezes.
Você quer aumentar as vendas do seu negócio?
Então saiba que alta frequência de impacto é super importante para aumentar as chances de venda. Muitas vezes, as pessoas não compram a sua solução logo de cara, por isso precisam ser expostas à sua marca mais vezes com as mensagens certas.
Não cometa esses erros
Frequência de impacto não é frequência de publicação!
Quando pensamos no Instagram e outras redes, temos a frequência de publicação que é a quantidade de posts que você faz.
Imagine que você publica 5x por semana, mas esses posts não chegam para as mesmas pessoas sempre (o algoritmo vai entregar para quem fizer mais sentido). Portanto, você não impactou 5x o público, talvez 2 ou 3 seja uma boa estimativa.
Esse também é um dos motivos para que as marcas estejam presentes todos os dias nas redes sociais, a fim de conseguirem impactar mais vezes a sua audiência.
Impressão x Alcance x Frequência
Também é comum as pessoas confundirem algumas métricas. Então vamos esclarecer algumas coisas pra você não errar.
- Impressão é o número de vezes que seu conteúdo foi exibido na tela de alguém.
- Alcance é o número de pessoas que você alcançou com determinado conteúdo
- Frequência é basicamente a razão entre impressão e alcance.
Imagine que o seu conteúdo alcançou 100 pessoas e foi impresso 200 vezes na tela. Isso significa que, na média, cada uma dessas pessoas recebeu duas vezes o seu conteúdo.
Aumentando a frequência de impacto com anúncios
Com os anúncios pagos, nós podemos controlar melhor essa frequência de impacto, fazendo com que a mensagem chegue várias vezes (e de formas diferentes) para as mesmas pessoas.
ATENÇÃO: Não faça uma segmentação ampla. Tente reduzir o seu público para conseguir aumentar a frequência com que ele receberá a sua mensagem.
Remarketing é o poder
Através do remarketing, você consegue aparecer mais vezes para quem já teve contato.
Por exemplo: alguém que já acessou o seu site, está muito mais propenso a fechar negócio, portanto foque o investimento em se mostrar para essa pessoa.
Veja um exemplo de como aparecem as métricas dentro do Facebook Ads. Você consegue ter uma ideia de impressões, alcance e frequência:
Nesse caso, a frequência está alta porque é uma campanha de remarketing, ou seja, só estamos mostrando esses anúncios para quem já entrou na página do site.
Quer saber mais sobre anúncios online? Veja esse artigo que falamos sobre tudo que você precisa saber sobre anúncios online.
Aumente o número de canais
Pare de achar que somente com um perfil no Instagram vai ser o suficiente para crescer o seu negócio. É preciso ter mais canais de contato para aumentar a frequência de impacto.
Crie uma jornada para o seu cliente e conduza para que ele vá entrando nos outros canais.
Por exemplo, começa com anúncios convidando a pessoa para te seguir no Instagram. Depois convida para assinar sua lista de e-mails e então chama para um grupo no whats/telegram.
Trabalhar em várias redes sociais também é uma forma de aumentar a frequência de impacto, porém a maioria das marcas reproduz o mesmo conteúdo em todas as redes. Por isso, nossa sugestão é trabalhar outros canais para fazer conteúdos diferentes.
Resumo do resumo
Esses são os 3 pontos essenciais para que você aumente consistentemente a frequência de impacto no seu público:
- Tenha uma alta frequência de postagens nas redes, no mínimo 3x por semana.
- Faça anúncios de remarketing para aparecer mais vezes para quem já teve um contato com você
- Crie mais canais de contato e tenha um plano de conteúdo para eles
Links que vão ajudar nos seus estudos:
#50 | Jornada do Cliente em 3 etapas [Nível 1] – Digital Class
#77 | Primeiro Anúncio Pago: tudo o que você precisa saber – Digital Class
Cientista da Computação e pós-graduado em Comportamento Organizacional e Liderança. Insatisfeito com o que tem, possui e é. Sempre em busca de algo novo, de preferência fora da zona de conforto. Onde encontrá-lo? Em um box de Crossfit ou em um cânion. Ligado na tomada da competitividade ou em pousando nas folhas de um livro. Quase um poeta! Aliás, é especialista em estratégias de tráfego, do orgânico (SEO) ao pago (Ads).