Quanto ganha alguém que trabalha com marketing digital? Quais são as profissões mais rentáveis do marketing digital ou mais bem pagas nesse meio?
Para começo de conversa, nós sempre vamos focar em você atuar como profissional autônomo. Acreditamos que essa é a melhor forma de você empreender e ganhar muito mais.
Porém, nesse artigo fizemos questão de trazer a média salarial de cada uma das profissões para você comparar.
Uma das coisas que precisamos considerar é que quanto mais nova a profissão, mais rentável ela será pois existem poucas pessoas experts na área. Basicamente a lei da oferta e da procura.
Existem várias profissões que ganharam força nos últimos tempos devido à pandemia que gerou uma entrada muito forte de empresas no digital.
Todos os dados que vamos apresentar aqui são valores médios que buscamos em diversos sites de vagas. Também, consideramos nossa experiência na área e valores que pagamos aos nossos colaboradores.
Óbvio que sempre existem exceções, mas essas são as médias que te darão uma boa noção das áreas que pode atuar.
Profissões do marketing digital
Bora conhecer 4 profissões que estão alinhadas com o crescimento de um profissional de marketing digital. Você não precisa, necessariamente, passar por cada função, mas isso te dá uma ótima noção por onde começar!
Quanto ganha um Social Media
Aquele que alimenta as redes sociais e interage com o público.
- Responsabilidade: Criar e gerenciar o conteúdo e atualizar a presença das marcas nas redes.
- Salário: R$ 1.500,00
- Autônomo: R$ 3.000 a R$ 6.000
- Habilidades: dominar as plataformas de redes sociais, comunicar-se bem e analisar dados/métricas/indicadores.
Quanto ganha um Designer gráfico digital
Aquele que cria peças gráficas.
- Responsabilidade: criar as peças gráficas de comunicação dos posts, anúncios, e-mails, e tudo que envolve criação gráfica.
- Salário: R$ 2.005,00
- Autônomo: R$ 3.000 a R$ 7.000
- Habilidades: ser criativo, transmitir emoção para gerar conexão, dominar plataformas de criação.
Quanto ganha um Analista de conteúdo / Redator
Aquele que cria conteúdos.
- Responsabilidade: criar conteúdos diversos para as redes, blog, site, e-mail, grupos, e analisar a performance de acordo com os objetivos.
- Salário: R$ 2.235,00
- Autônomo: R$ 4.000 a R$ 8.000
- Habilidades: escrever bem (dominar o português), guiar o leitor através dos textos, trabalhar em equipe (pares).
Quanto ganha um Analista de marketing
Aquele que gerencia a área de marketing.
- Responsabilidade: Entender de estratégias diversas de marketing e canais de atuação. Normalmente, possui um conhecimento vasto para gerenciar outras pessoas específicas.
- Salário: R$ 3.574,00
- Autônomo: R$ 5.000 a R$ 11.000
- Habilidades: gestão de pessoas, entender de estratégias digitais, entende de dados
3 profissões mais bem pagas no marketing digital
Quais são as top 3 profissões mais bem pagas e que vão crescer muito nos próximos meses?
Antes de tudo, vamos entender porque essas profissões são as mais bem remuneradas:
- Estão ligadas diretamente ao nível estratégico do negócio
- São responsáveis diretos pelo resultado alcançado
- Podem ganhar comissão dado seu nível de importância dentro do negócio
Quanto ganha um Gestor de Tráfego
Aquele que gera tráfego para os canais da marca.
Responsabilidade: gerenciar as mídias pagas para direcionar as visitas às páginas do seu site, redes sociais, landing pages. Ele precisa entender a estratégia, a segmentação, os canais/plataformas e fazer a gestão do dinheiro investido para que consiga obter o maior resultado possível.
Faturamento: Trabalhando como autônomo para empresas ou colaborador de agências pode ganhar de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00 (mais comissões).
Os contratos variam de R$500 a R$1.000 por conta, podendo atender até 10 clientes tranquilamente, dependendo do tamanho das contas.
O gestor de tráfego pode cobrar pelo serviço de 3 formas diferentes:
- Valor fixo mensal: um valor fechado contratualmente para gerir as plataformas de anúncios.
- Comissionamento: porcentagem recebida em cima do valor investido ou do resultado obtido pelas campanhas (performance).
- Valor fixo + comissionamento: um combo com valor fixo mensal + uma parte de comissão sobre o valor investido ou resultado obtido.
Habilidades: dominar por completo as plataformas de anúncios, analisar dados para gerar informação relevante, apresentar informações e sugerir melhorias
Quer começar hoje a trabalhar como gestor de tráfego? Vem ver o que você precisa saber para criar o seu primeiro anúncio pago nesse vídeo.
Quanto ganha um Copywriter
Aquele que escreve textos persuasivos.
Responsabilidade: O copywriter certamente é um dos mais bem pagos dado a sua responsabilidade de criar textos que tem o objetivo de converter o leitor em um próximo passo. Desde anúncios para Google Ads, passando por e-mail marketing e indo até cartas de venda em LPs e até roteiros de vídeos.
Ele trabalha do lado de quase todas as outras áreas da empresa e tem o poder de direcionar campanhas para qualquer lado com seus textos.
Uma campanha que está performando abaixo do esperado nas mãos de um copywriter pode ser pivotada e faturar o dobro, o triplo.
Faturamento: Trabalhando como autônomo ou colaborador de agências, ele pode ganhar de R$ 7.000,00 a R$ 20.000,00 (mais comissões).
Interessante que, para ser um bom copywriter, não precisa de muitas habilidades técnicas. O Ícaro de Carvalho em um vídeo há 7 meses atrás, “Escolha as PROFISSÕES DO FUTURO que PAGAM BEM no marketing digital”, disse que de 3 a 6 meses é possível se tornar um copywriter junior!
O copywriter junior conhece o conjunto mínimo de técnicas para escrever bons textos. Exemplo, como produzir textos para as redes sociais, página de vendas ou LPs. Como escrever textos para funis de venda e newsletters. Sabe que existem os gatilhos mentais, como abrir e fechar o carrinho.
A diferença entre o júnior e sênior, apesar de parecer que é a experiência que os separa, não é. O sênior já entendeu como funcionam as técnicas e agora ele foca seus estudos na diversidade de temáticas, buscando novos campos poéticos. Ele criará um poço de conhecimento que será utilizado em cada peça textual, conectando o leitor aos detalhes e o convencendo de qualquer coisa.
Habilidades: transmitir uma ideia emocionalmente (gatilhos), ser um bom redator, analisar comportamento de público.
E falando em copywriter, nesse artigo falamos sobre uma das técnicas que todo copywriter precisa saber utilizar, clica aqui.
Quanto ganha um Estrategista Digital
Aquele que monta estratégias de alta performance.
Responsabilidade: criar estratégias digitais para atrair, envolver e converter o público. Montar funis de conversão e entender a jornada do cliente. O estrategista entende de todas as áreas e sabe construir um planejamento unindo tudo.
Está ligado nas novas tendências e conhece na palma da mão os indicadores que lhe ajudarão a guiar a estratégia.
Faturamento: Trabalhando como autônomo para empresas ou colaborador de agências pode ganhar de R$ 10.000,00 a R$ 30.000,00 (mais comissões).
Habilidades: alinhar planejamento com objetivos, analisar dados através de indicadores, montar estratégias diversas por vários caminhos no digital.
Por qual área começar no marketing digital?
Se fossem nos perguntar qual dessas profissões seguir, nós indicaremos uma dessas top 3: gestão de tráfego, copywriter ou estrategista digital.
Nenhuma das 3 profissões exige diploma. Isso não quer dizer que você não precise mais de faculdade, mas independentemente da área que cursou, você poderá atuar em qualquer uma dessas 3.
Isso é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo. É bom que abre as portas para muita gente, porém acaba desqualificando o mercado.
Tanto o Gestor de Tráfego como o Copywriter não precisam de muitos meses de estudo para conseguir atuar na área. Em pouco tempo é possível obter alguns clientes e aprimorar o trabalho.
Já para se tornar um Estrategista Digital o buraco é mais embaixo. É preciso entender de muitas áreas do marketing, basicamente todas as que listamos nesse artigo. Você também vai precisar ter alguma experiência na área, por isso é normal que comece em outra área e depois migre para essa.
Cientista da Computação e pós-graduado em Comportamento Organizacional e Liderança. Insatisfeito com o que tem, possui e é. Sempre em busca de algo novo, de preferência fora da zona de conforto. Onde encontrá-lo? Em um box de Crossfit ou em um cânion. Ligado na tomada da competitividade ou em pousando nas folhas de um livro. Quase um poeta! Aliás, é especialista em estratégias de tráfego, do orgânico (SEO) ao pago (Ads).