Já imaginou colocar o seu negócio físico também no digital por apenas R$71,90?
Esse é o valor inicial que você precisa investir para começar da maneira certa construindo uma presença profissional. Redes sociais são de graça, ok. Mas existem outros pontos para você colocar em prática e garantir que o seu negócio evolua de uma vez por todas.
A verdade é: quanto mais você investir, mais rápido será o seu crescimento. Mas queremos te mostrar que com apenas R$71,90, você inicia da maneira correta. E se você já “iniciou”, considera que sua presença digital está feita e não precisa de mais dicas, tudo bem. Esse artigo não é para você.
Durante 2020 e 2021 fizemos diversas mentorias com negócios que estavam funcionando, mas não estavam preparadas para as mudanças que a pandemia estava impondo. Com algumas ações estratégicas, conseguimos alavancar a presença digital de pequenos negócios para que começassem a gerar resultados financeiros utilizando o digital, mas sem necessariamente vender através desses canais.
Como assim utilizando o digital, mas sem vender por ele? Não entendi.
Vou te explicar durante o artigo. Mas já fica aqui a primeira dica: você provavelmente não precisa de um e-commerce para vender mais através do digital.
O que te fará realmente crescer em 3 meses e gastando apenas R$ 71,90? Antes de falar de gastos, vamos entender onde precisamos chegar.
Jornada do Cliente
A jornada do cliente é a experiência completa do consumidor com uma empresa, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. São todos os pontos de contato que o consumidor tem com a sua marca.
Você já possui uma jornada, entretanto, não parou para escrever e entender como ela acontece hoje. Mas e no digital? Por onde começar a montar uma jornada?
Tanto no físico quanto no digital, nós estruturamos a jornada em três etapas: atração, envolvimento e compra. Com essas etapas nós vamos pensar em nossa presença digital e entender como tornar tudo mais eficiente.
Atração
Nessa primeira etapa da Jornada, nós iremos atrair pessoas para conhecer nossa marca. Para atrair nós vamos utilizar duas plataformas: Instagram e Google. O Instagram vai trabalhar a atenção das pessoas, chamando as que ainda não estavam olhando pra gente. Já o Google vai servir para aparecer para pessoas que estão buscando nossas soluções, o que chamamos de pessoas intencionadas.
No Instagram, nós vamos nos relacionar com os clientes e procurar formas de alcançar mais pessoas que possam gostar dos nossos produtos/serviços. Para criar uma conta no Insta é de graça, zero custo.
Vejas as dicas de conteúdo que falamos na live #98 | Crie 27 CONTEÚDOS num piscar de olhos com esse método.
No Google, nós vamos atrair aqueles que estão procurando pela solução, principalmente em dois estágios: quem já nos conhece e está nos procurando, e quem não nos conhece mas sabe o que quer.
Primeiros custos
Para iniciar uma boa estratégia de presença digital, é necessário ter um domínio próprio e uma hospedagem. Com isso, poderemos ter um site e e-mails profissionais.
Domínio
O valor para registrar um domínio é de R$40,00 por ano. Sugerimos fazer isso através do site registro.br que é a entidade oficial brasileira que cuida disso.
Hospedagem
Você vai precisar ter uma hospedagem para rodar o site e armazenar os e-mails, o menor custo hoje é de R$12,90 /mês através do site da Locaweb. Esses valores estão sempre variando e possuem ofertas especiais.
Envolvimento
O próximo passo da nossa jornada é nos envolvermos com o cliente. No presencial é fácil entender isso através do atendimento, mas e no digital? Como fazer?
A maneira mais rápida e eficaz é utilizar as redes sociais! Na etapa de atração nós criamos um perfil no Instagram, agora precisamos utilizá-lo para buscar engajamento com nossos seguidores e gerar relacionamento.
Dicas rápidas do que fazer no Instagram:
- Faça posts no mínimo 3x por semana na sua timeline
- Faça story todos os dias em horários diferentes
- Curta os posts dos seus clientes, comente, interaja, chame no direct, opine, seja ativo.
- Veja nossa live #61 | [Instagram] Como produzir um ótimo post? – Digital Class
Próximo custo
Avançando na nossa estratégia de presença digital, vamos utilizar uma plataforma de construção de landing pages. Ela será útil para criarmos páginas de conversão e disparar e-mails para as pessoas interessadas.
Nós indicamos a plataforma RD Station que possui uma excelente ferramenta de marketing e custo acessível a partir de R$ 19,00/mês (nos 3 primeiros meses).
Aliás, se quiser utilizar o nosso link promocional, esses 3 primeiros meses saem por R$ 9,00/mês. Clique aqui
Crie uma landing page seguindo a estrutura que colocamos na live #38 | Como Criar Página de Captura de Alta Conversão – Digital Class
Através dessa página, você irá captar leads (pessoas interessadas) para iniciar um relacionamento. Crie e-mails e envie para esses leads com conteúdo e chamadas de venda para seguir na jornada que você estruturou.
Dicas rápidas:
- Crie e-mails com novidades e promoções
- Pense muito bem no assunto
- Envie os e-mails apenas para os leads Engajados e de vez em quando para os Indeterminados
- Construa um fluxo de e-mails automáticos oferecendo desconto para quem se cadastrar na sua landing page
- Gerencie os seus leads e não tenha preguiça de fazer anotações
Compra
A etapa de compra chegou. A maioria dos seus clientes estará recebendo e-mails com novidades e promoções e estão engajando através do Instagram. Lembre sempre de trazer as pessoas para ambos os canais, pois assim você aumenta os pontos de contato com a sua marca.
Não deixe de propor campanhas físicas, mas utilize o digital para impulsioná-las e alcançar mais pessoas. O digital é uma extensão do seu negócio físico, não algo à parte. Então una as ideias e monte uma jornada única que faça sentido pro seu cliente.
Dica extra:
Crie anúncios no Google Ads e no Face Ads para alcançar mais e mais pessoas da sua cidade e foque na sua região. Anúncios sempre serão importantes para intensificar as suas ações e trazer mais clientes para a jornada que você montou.
Esses dias construímos um artigo para te ajudar a unir o marketing digital e o comercial para vender mais.
Presença digital completa
Ter uma presença digital completa não é difícil, exige um pouco de esforço e tempo para iniciar da maneira certa. Agora, pode acreditar, vale a pena colocar um tempo para fazer corretamente e ter resultado ali na frente.
Em resumo, seus custos iniciais serão:
- Domínio > R$40 /ano
- Hospedagem > R$ 12,90 /mês
- RD Station > R$ 19,90 /mês
Quer ajuda para começar sua presença digital? Nós, da F5 Digital, possuímos um método que te poupará tempo e dinheiro. Saiba mais acessando nosso site, clique aqui.
Diretor da F5 Digital
Estrategista Digital para crescimento de negócios com mais de 11 anos de atuação; Professor na Pós-graduação em Criação e Gestão de Conteúdo Digital e no MBA Marketing de Relacionamento e Vendas, ambos na Universidade Feevale/RS; Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale/RS.